caxias-do-sul

Atualize-se em nosso Blog, confira as novidades e tudo sobre o que acontece em nossa empresa.

Galvanização a quente X Galvanização a frio

Você sabe qual é a diferença entre a galvanização a quente e a galvanização a frio? Sabe qual das duas opções é a melhor para a sua peça?

Antes de esclarecermos essas dúvidas, precisamos entender o que é galvanização. Também chamada de zincagem, é o processo de aplicação de uma camada de Zinco sobre a superfície a ser protegida da corrosão.

O que diferencia a galvanização a quente da galvanização a frio é o modo de aplicação dessa camada. Na galvanização a quente, ou a fogo, as peças são imersas em uma cuba de zinco fundido à alta temperatura. Já na galvanização a frio, como também é conhecida a zincagem eletrolítica, o processo ocorre através da eletrodeposição de zinco sobre a superfície, formando uma fina película metálica.

                                              

Processo de galvanização a quente. Imagem: Revista do AÇO

Mas afinal, qual dos métodos é o “melhor”? Não há resposta certa. A zincagem eletrolítica oferece uma cobertura mais brilhante, lisa e uniforme. Ela também é indicada para peças mais técnicas, que seguirão para montagens, não podendo ter o seu dimensional modificado significativamente. É ideal para máquinas, equipamentos, e estruturas internas. Já a galvanização a quente oferece uma camada protetora mais espessa e mais aderente à superfície. Então as peças permanecem protegidas em situações de grande insalubridade, como a ação de sol e de chuva ininterruptas e a ação do solo. Por isso, é utilizada em estruturas metálicas, em ambientes externos. No entanto, as deposições irregulares são mais perceptíveis em seu acabamento e dependendo do dimensional, existem produtos que podem deformar durante a exposição ao calor.

Ou seja, nenhum dos dois métodos é mais ou menos indicado. Ambos garantem à peça resistência à corrosão e aderência da pintura. O que deve determinar essa escolha são fatores como a geometria da peça e a finalidade.

                                                

Processo de zincagem eletrolítica. Imagem: Galvânica Guarany

Na Galvânica Guarany temos a zincagem eletrolítica e opções de zinco-ligas, como o zinco-níquel, que protegerão sua peça em situações de exposição às intempéries tão bem quanto a galvanização a quente.

Quer investir na melhor proteção da sua peça? Ligue para nós e saiba por um de nossos acessores técnicos qual o melhor acabamento para o seu produto. Garanta já a cobertura certa para a sua superfície na Galvânica Guarany!

Fontes:

https://www.dicomp.com.br/noticia/137/voce-sabe-qual-e-a-diferenca-entre-galvanizacao-a-fogo-e-a-frio

https://biolub.com.br/blog/vantagens-da-galvanizacao-a-frio-sobre-a-galvanizacao-a-quente/

https://www.aladiniluminacao.com.br/blog/como-funciona-o-processo-de-galvanizacao-a-fogo-e-a-eletrolitica