caxias-do-sul

Atualize-se em nosso Blog, confira as novidades e tudo sobre o que acontece em nossa empresa.

Indústria 4.0: conceito e perspectivas

Também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é um conceito de indústria que utiliza novas tecnologias e um alto nível de automatização para melhorar a eficiência e a produtividade dos processos. Conheça a seguir algumas das inovações aplicadas nesse modelo industrial:

5 tecnologias utilizadas na Indústria 4.0

1) Internet das Coisas: interconexão de objetos físicos através de uma rede. Nas indústrias, um exemplo prático disso são as máquinas que geram relatórios instantâneos de produção e os enviam para um software de gestão.

2) Inteligência Artificial: permite a atividade das máquinas sem interferência humana.

3) Computação em nuvem: os sistemas são armazenados em servidores compartilhados e interligados pela internet, permitindo o acesso em qualquer lugar do mundo.

4) Big Data: grande quantidade de dados coletados e armazenados diariamente na rede. Dados estes que permitem um trabalho mais eficiente das máquinas.

5) Gêmeos Digitais: tecnologia que permite simulações e coleta de dados, facilitando a manutenção preventiva. Monitora equipamentos, rastreando falhas e prevenindo acidentes.

O investimento nessas tecnologias também reduz consideravelmente os custos de produção. Dados do McKinsey Global Institute estimam que até 2025 os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos em até 40%, consumo de energia em até 20% e aumentar a eficiência do trabalho em até 25%. Outro levantamento, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), estima que a redução anual de custos industriais no Brasil, com a implementação do conceito 4.0, seria de pelo menos 73 bilhões de reais.

O cenário atual da Indústria 4.0 no Brasil

A aplicação do modelo da Quarta Revolução Industrial trilha seus primeiros passos no país, mas dados da FIESP apontam que o grau de conhecimento das indústrias nacionais sobre esse conceito vem crescendo. Segundo a ABDI, a aderência à Indústria 4.0 será gradual: a estimativa é que, em 10 anos, 15% das empresas do setor de manufatura já tenham esse modelo inserido.

Características positivas da Indústria 4.0

1) Linhas de produção mais elaboradas, comunicação ativa e possibilidade de gerenciamento mais aprofundado: minimizam a ocorrência de erros, e o desperdício de insumos e de tempo.

2) Acompanhamento de dados e informações sobre o mercado: mantêm a empresa informada sobre as mudanças nos hábitos de consumo e nas demandas dos consumidores.

Desafios da Indústria 4.0

1) Risco maior de invasão de dados e vazamento de informações: em função da grande utilização de plataformas digitais.

2) Custos elevados: sobretudo no Brasil, a inovação custa caro e pesa no orçamento, o que pode dificultar avanços.

Apesar das dificuldades, a Indústria 4.0 pode ser implementada aos poucos nos processos, a partir de um bom planejamento. E à medida que o conceito se expande e a tecnologia evolui, a tendência é que também se torne mais acessível. Quanto a oferta de empregos diante da automação das operações, o capital humano precisará se qualificar mais e agir de maneira mais estratégica e menos operacional.

Fontes:

https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/industria-4-0-saiba-o-real-significado/ https://fia.com.br/blog/industria-4-0